BAIXA GRANDE

Com apoio da prefeitura, é lançado em Baixa Grande o Projeto Ativa Mais

A sexta-feira (11), foi marcada em Baixa Grande pelo lançamento do Projeto Ativa Mais, idealizado pela organização Humana Brasil. O projeto tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e oferecer assessoria técnica a pequenos produtores com idade acima de 60 anos.

Em Baixa Grande, o projeto será coordenado pelo Movimento Bahia 60+. O lançamento aconteceu no salão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e contou com a presença de representantes dos Conselhos Municipal e Estadual do Idoso, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, além de outras representações do poder público e da sociedade civil.

Maria José, presidente do Movimento Bahia 60+, destacou que o projeto trará valorização e empoderamento ao empreendedorismo rural de pessoas idosas. Segundo ela, “é uma iniciativa que reconhece a capacidade produtiva e a importância da população 60+ no desenvolvimento local”.

Representando a Humana Brasil, Tereza Almeida frisou que os municípios de Baixa Grande e Irecê foram os pioneiros na implantação do Projeto Ativa Mais. A proposta prevê a realização de uma feira protagonizada por pessoas idosas, que terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos, tanto no artesanato quanto na agricultura familiar.

Sueli Oliveira, coordenadora da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, enfatizou que o Ativa Mais será pioneiro na destinação de recursos do Fundo Estadual de Direitos da Pessoa Idosa. “Esse apoio abre portas para que outros projetos voltados ao empreendedorismo de pessoas idosas sejam viabilizados em toda a Bahia”, afirmou.

Para Mércia Rosse, coordenadora do CRAS, o Projeto Ativa Mais chega como um reforço importante para as ações que já vêm sendo realizadas semanalmente com o público idoso no município. “É uma oportunidade de ampliar a participação social e produtiva dos idosos em nossa comunidade”, concluiu.

Por: Ediomário Catureba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *