ESPORTES

Brasileiro: Classificação final

Sete times disputaram a Libertadores, seis a Sul-Americana e quatro estão rebaixados para Série B

O Campeonato Brasileiro chegou ao fim no domingo, 7/12, com os jogos da 38ª rodada. O Flamengo já havia garantido o título com uma rodada de antecedência, mas isso não impediu que o último dia de partidas fosse emocionante. Muitas equipes ainda brigavam por vaga direta na Libertadores, por um lugar na Sul-Americana e, principalmente, para escapar do rebaixamento.

Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol já tinham assegurado as posições no G-4 e, consequentemente, a vaga direta na próxima edição da Libertadores. A disputa pela quinta e última vaga na fase de grupos envolvia Fluminense, Botafogo e Bahia.

O Fluminense venceu o Bahia e garantiu o quinto lugar. Ainda assim, o Botafogo pode conquistar uma sexta vaga direta caso Fluminense ou Cruzeiro vença a Copa do Brasil. As semifinais do torneio começam nesta semana: Cruzeiro contra Corinthians na quarta-feira e Vasco contra o Fluminense na quinta. As finais estão marcadas para os dias 17 e 21 de dezembro.

O Bahia, que terminou em sétimo, disputará a fase preliminar da Libertadores no ano que vem. Se Fluminense ou Cruzeiro forem campeões da Copa do Brasil, mais uma vaga será aberta na etapa preliminar e o São Paulo, oitavo colocado, herdará essa posição.

Sul-Americana

Seis equipes garantiram vaga na Copa Sul-Americana, entre o 8º e o 13º lugares: São Paulo, Grêmio, Bragantino, Atlético-MG, Santos e Corinthians. O Vasco, embora tenha terminado em décimo quarto, também conquistou ao menos uma vaga na competição, já que todos os times ainda presentes na Copa do Brasil estão acima dele na tabela. Essa combinação altera as zonas de classificação, a menos que o próprio Vasco seja campeão do torneio; nesse caso, ficaria com uma vaga na Libertadores.

Rebaixamento

Sport e Juventude, que terminaram nas últimas posições, chegaram à rodada final já rebaixados. As outras duas vagas na zona de descenso eram disputadas por Ceará, Fortaleza, Internacional, Vitória e Santos. Curiosamente, Vitória e Internacional eram os únicos que não dependiam apenas de si para permanecer na Série A, mas foram justamente os que garantiram a permanência graças às derrotas de Fortaleza e Ceará. As duas equipes cearenses disputarão a Série B em 2026.

Bahia On – Foto: Assessoria CBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *