BAHIA

Caminhada do Amor leva alegria e esperança em movimento de conscientização sobre o câncer

Neste domingo (9), aconteceu em Feira de Santana a terceira edição da Caminhada do Amor, evento realizado pela Santa Casa de Misericórdia, em alusão às Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

Além de reforçar sobre a prevenção dos cânceres que a campanha engloba, a iniciativa chega como forma de alerta para todos os tipos existentes da doença, levando informação e incentivando a escolha de um estilo de vida saudável.

Neste ano a caminhada aconteceu na Avenida Nóide Cerqueira, o ponto de partida foi no Shopping Avenida. O evento contou com momento de oração, abertura com fanfarra, apresentação da embaixadora deste ano, Zaíne Oliveira, entre outras atrações.

Caminhada do Amor 2025 - Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O foco dado à prevenção do câncer de mama e de próstata, tem a ver com a incidência da doença, aliada também à maior possibilidade de cura. É o que explica a médica Fernanda Reis, provedora da Santa Casa. De acordo com Fernanda, a perspectiva de tratamento é positiva, especialmente quando descoberto no início.

Enquanto instituição de saúde, levar informação e conscientização para as pessoas faz parte dos valores da Santa Casa.

Caminhada do Amor 2025 - Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana
Fernanda Reis, provedora da Santa Casa – Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A gente tá aqui dentro de um objetivo de promoção de saúde, de prevenção de saúde. Essa, na verdade, é a melhor forma da gente tratar a saúde pública, descobrindo as doenças de forma precoce para que a gente consiga ter um tratamento mais eficaz”, relata a médica.

A provedora conta que à cada edição é possível ver o crescimento do evento e mais pessoas têm abraçado a causa.

“A gente vê uma evolução, a gente vê um impacto que vem trazendo na nossa sociedade. A população entendeu a importância desse movimento e a gente vem em crescimento e eu não tenho dúvidas que os próximos anos serão também de muito sucesso”, ressaltou.

Caminhada do Amor 2025 - Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Monique Maltez, de 52 anos não podia deixar de participar da Caminhada. Foi graças à exames de rotina realizados em maio de 2024, que ela teve o diagnóstico precoce do carcinoma. Ao Acorda Cidade ela revelou que tanto esse cuidado preventivo, quanto o apoio e o pensamento positivo foram essenciais no processo.

“Eu fiz exames de rotina, eu não sentia o nódulo. E quando eu fui fazer a mamografia, a gente descobriu o nódulo e o profissional da ultrassom me indicou que fizesse uma biópsia. Então a partir da biópsia foi comprovada, que era realmente um carcinoma e que precisava desses tratamentos para me curar”

Caminhada do Amor 2025 - Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana
Monique Maltez – Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A paciente realizou cirurgia, quimioterapia, radioterapia e agora segue em tratamento com a hormonioterapia. Para ela, seguir todos os protocolos significou batalhar pela vida, e valeu a pena.

“É lógico que a gente hoje vive uma vida tão difícil que a gente não tá livre de nada. Mas o que eu costumo dizer é que o mais importante é que a gente busque o tratamento, porque as pessoas sem tratar, sem fazer exame, sem nada disso, ela não vai descobrir que ela tá doente, nem tampouco ter chance de vida”

“Quando você tem o apoio das pessoas que você ama e que te amam também, isso ajuda muito. A gente acaba reagindo melhor a todo o tratamento quando a nossa mente tá boa”

Caminhada do Amor 2025 - Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Outra participante do evento, a enfermeira obstétrica Ticiana Marques, teve a primeira suspeita através do exame de toque. O momento da notícia não foi tão agradável, ela contou que a profissional que a diagnosticou não teve a empatia esperada, mas ainda assim ela manteve a fé.

“Eu fiz meu autoexame e notei um nódulo na minha mama direita, notei em um dia, no outro dia eu já fui solicitar uma mamografia. Fiz a mamografia, ao saber o resultado da mamografia, automaticamente a gente tem que fazer uma ultrassom. E nessa ultrassom, a médica foi muito deselegante comigo, foi dessa forma abrupta que eu descobri que eu tinha um câncer.”

Caminhada do Amor 2025 - Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana
Ticiana Marques – Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ela foi informada pela médica que não iria mais poder trabalhar porque o tumor havia atingido o braço dominante. Mas a recuperação contrariou a previsão. Ela fez a cirurgia, e a quimioterapia, o processo não foi fácil, mas pela recuperação valeu a pena perseverar.

“Para mim, que sempre fui uma mulher super vaidosa, sempre cuidei muito do meu cabelo, foi meio complicado aceitar com 15 dias você ver seu cabelo todo caído. É muito difícil porque tem tudo aquilo envolve não só o emocional, mas as drogas da quimioterapia, elas são muito fortes, tem os efeitos colaterais, mas enfim, eu venci essa parte. Eu já fiz vários partos e consegui trabalhar muito bem”, comemorou.

Tratamento oncológico em Feira de Santana

As unidades da Santa Casa de Feira de Santana, atendem hoje a cerca de 71 municípios da região de forma recorrente, tornando a Unacon, referência no tratamento oncológico, e o Hospital Dom Pedro de Alcântara referência em cirurgias.

A presença das unidades na cidade evitam que os paciente tenham que ir para Salvador para manter seus tratamentos, explica a provedora Fernanda Reis.

“Hoje a gente sabe que o câncer é uma doença que vem com uma uma crescente demanda. Então, a gente entende o grande impacto que a Santa Casa tem pra nossa cidade. A gente trata de forma integral, faz quimioterapia, radioterapia, cirurgias e consultas oncológicas”

Pacientes que precisam do tratamento oncológico passam por uma triagem ao chegar na Unacon. A partir da triagem, a equipe médica definirá o tratamento adequado.

“Hoje a gente atende Feira de Santana e mais 71 municípios. Lembrando que nos últimos anos a gente fez uma avaliação, a gente atendeu mais de 100 municípios. Então, o impacto que a Santa Casa tem hoje em uma doença tão sensível, tão delicada, é de grande é de grande valia, de fato”

A expectativa para ampliar esse serviço é a chegada do Hospital Baiano de Oncológia (HBO), uma unidade com proporção a nível de estado, que deve começar a ser construída ainda em 2025.

“A gente lançou há um ano atrás o maior projeto da Santa Casa, que é o HBO. Esse hospital ele vai ser exclusivo de câncer e dessa forma a gente conseguir alcançar mais pessoas e dar o melhor tratamento para nossa população. Passamos por todos os trâmites burocráticos, já fomos aprovados pelas pelos órgãos competentes”, informou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *