Desenvolvimento Rural é debatido em Conferência de Baixa Grande
Com o tema “Brasil Rural – Raiz da vida, fonte do bem viver”, foi realizada na manhã da quinta-feira (18), a I Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Baixa Grande.
O evento aconteceu no salão do CRAS e teve como objetivos principais propor estratégias de enfrentamento das crises globais, sugerir diretrizes para políticas públicas voltadas à transformação agroecológica, além de recomendar ações para valorização da economia local e fortalecimento do protagonismo da agricultura familiar, entre outras metas.
Após a abertura oficial com a fala das autoridades presentes na mesa, foi realizada uma palestra de explanação sobre o tema central e os objetivos da conferência. A apresentação foi conduzida por Leonardo Borges, representante do Instituto Agrovida, que destacou os avanços de Baixa Grande na articulação entre o poder público e os diversos setores da sociedade civil em torno de um tema de grande relevância.
Os participantes foram divididos em cinco eixos temáticos, onde discutiram e elaboraram propostas que, após apresentação e aprovação em plenária, serão levadas para a Conferência Territorial, marcada para o próximo dia 25 de setembro, no município de Pintadas.
Para representar Baixa Grande na etapa territorial, foram eleitos seis delegados, sendo dois do poder público e quatro da sociedade civil.
Por: Ediomário Catureba