Prefeitura de Baixa Grande inicia campanha de vacinação antirrábica com duas equipes em ação
A Prefeitura de Baixa Grande, por meio da Vigilância Epidemiológica vinculada à Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (18), a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos. Duas equipes estão atuando em dois turnos: uma na zona rural e outra na zona urbana do município.
Por volta das 9h, uma das equipes chegou à comunidade do Estaleiro, onde visitou todas as residências e realizou a vacinação dos animais. Na casa do agricultor Fredson Carvalho, foram vacinados três cachorros e cinco gatos. Ele lamentou que mais dois gatos não estavam em casa no momento da visita.
Luizinha, uma das vacinadoras responsáveis, relatou que a principal dificuldade enfrentada tem sido encontrar casas fechadas, com animais nos terreiros ou amarrados, o que impede a imunização. Na residência do agricultor José Orlando, foram vacinados dois cães e um gato. “Agradeço por virem até minha humilde residência para realizar esta vacinação”, disse ele.
Na sede do município, a vacinação começou pelo Bairro Santa Rita, com as equipes passando ao lado da Prefeitura, na região do INSS, Praça Joel Presidio, Rua do Irecê e outras áreas ruas.
Nesta terça-feira, dia 19, os trabalhos continuam. A equipe urbana atuará no Bairro Bela Vista, com pontos de vacinação em frente ao Estádio Municipal, na Rua José Cirilo dos Santos e na Rua Dom Pedro de Alcântara.
Na última quarta-feira (13), foi confirmado um caso positivo de raiva canina em Baixa Grande. O cachorro apresentava sintomas clássicos da doença, como salivação excessiva (espuma na boca) e comportamento agressivo, chegando a tentar atacar dois moradores. O animal foi sacrificado, e o material foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), que confirmou o diagnóstico.
Diante da confirmação, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na quinta e sexta-feira seguintes, uma ação de bloqueio na comunidade afetada, com o objetivo de prevenir novos casos e garantir a segurança da população.
A campanha de vacinação antirrábica continua nos próximos dias. É fundamental que todos os tutores estejam atentos e colaborem, permitindo a imunização de seus cães e gatos. A vacinação é a principal forma de proteção tanto para os animais quanto para os seres humanos.
Por: Ediomário Catureba