“Lixo Extraordinário”, de Robson Macedo, vence o 6º Festival Canto do Jacuípe
A cidade de Serrolândia sediou, nos dias 25 e 26 de julho de 2025, as etapas finais do Festival de Música e Cultura Popular “Canto do Jacuípe”, que chegou à sua 6ª edição reunindo compositores de 16 municípios da região.
Na primeira noite do festival, todas as 30 canções inscritas foram apresentadas ao público e avaliadas por um júri técnico. Quinze composições avançaram para a final, realizada no sábado (26), quando um novo grupo de jurados avaliou as apresentações. Este ano, o festival contou com seis jurados no total, sendo três no primeiro dia e três no segundo.
Já passava das 2h da madrugada quando foram anunciadas as cinco canções mais bem pontuadas. A grande vencedora foi “Lixo Extraordinário”, composta e interpretada por Robson Macedo, da cidade de Capim Grosso.
Classificação Final:
- Robson Macedo – Capim Grosso – “Lixo Extraordinário”
- Roger Rocha – São José do Jacuípe – “Debaixo de Chuva ou Sol”
- Mateus Zingue – Capim Grosso – “Palavras”
- Mika Rios – Pintadas – “Encacerado”
- João de Rael – Serrolândia – “Nordeste Brasileiro”
Robson Macedo consagrou-se bicampeão do Festival, tendo vencido também a 4ª edição, realizada em 2023 na cidade de Capim Grosso, com a canção “A Liberdade”.
Com essa vitória, Capim Grosso alcança seu terceiro título no Festival Canto do Jacuípe. Além das conquistas de Robson, o município também venceu a 5ª edição com “Um Abraço no Caminho”, composição de Mateus Zingue.

Além dos compositores, representantes de cada município também contaram com o apoio moral de figuras locais. De Baixa Grande, o vice-prefeito Adnaldo Melo esteve presente na noite do sábado, dia 26, oferecendo todo o apoio aos participantes Norman e Robson. Já da cidade de Mairi, quem marcou presença foi o Secretário de Cultura, Nícollas Lima, demonstrando seu incentivo aos representantes locais.

Por: Esdiomário Catureba