POLÍCIA

Advogado é preso por integrar facção criminosa na Bahia

MPBA e Polícias Civil e Militar cumprem mandados de prisão e busca e apreensão contra envolvidos na fuga de detentos do estabelecimento prisional

O advogado criminalista, Heraldo Silva Ed Souza, foi preso na manhã desta terça-feira, dia 1º/7, no município de Serrinha, na Região Sisaleira, durante a ‘Operação Dupla Face’, deflagrada de forma integrada pelo MP (Ministério Público da Bahia) e Polícias Civil e Militar. Foram cumpridos também quatro mandados de busca e apreensão contra investigados por envolvimento na fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, no Extremo Sul baiano, e atentado contra o diretor da unidade prisional, ocorridos entre dezembro de 2024 e maio deste ano.

As investigações apontam que os alvos integram fação criminosa com atuação regional, vinculada ao Comando Vermelho, envolvidos em crimes de homicídio, associação para o tráfico e financiamento do tráfico de drogas. Segundo as apurações, o advogado exercia papel ativo na estrutura criminosa, com envolvimento direto na gestão de recursos financeiros oriundos do tráfico de drogas, além de prestação de contas e cobrança de metas semanais de arrecadação. Há indícios de que o profissional teria auxiliado na articulação de ações criminosas, incluindo a fuga e o atentado. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Eunápolis.

A operação foi realizada por equipes dos Gaeco (Grupo) de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais) e Gaep (Grupo de Execução Penal), do MP; equipes dos DIP (Departamentos de Inteligência Policial), Depin (Departamento de Polícia do Interior), das COPJ (Coordenações de Operações de Polícia Judiciária) e de Core (Operações e Recursos Especiais), da Polícia Civil e PM.

Fonte: Ascom MPE/BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *