Prefeitura entrega obras de macrodrenagem no Subúrbio Ferroviário de Salvador

O prefeito ACM Neto (DEM) realizou, nesta sexta-feira (13), a entrega da primeira etapa das obras de macrodrenagem e urbanização do canal Paraguari, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. 

A gestão avalia que os serviços de urbanização e macrodrenagem proporcionaram melhoria na qualidade de vida de quem vive no entorno e que essa é uma das maiores obras de urbanização feita em canal, em Salvador. A intervenção contemplou 925 metros e ainda terá uma segunda etapa. O investimento foi de quase R$18 milhões, abrangendo o trecho que vai da Avenida Suburbana até a Rua da Glória, segundo a prefeitura.

“Essa região tinha lixo espalhado para todo o lado. O canal estava completamente sujo, o asfalto estava esburacado e não havia área de lazer para as crianças. Eu coloquei no meu coração a decisão de que não terminaria o mandato sem requalificar todo o canal. E aqui estamos hoje concretizando esse sonho. As pessoas estão muito felizes, porque elas não acreditavam que um dia a prefeitura pudesse realmente fazer essa obra”, disse Neto, relembrando sua primeira visita ao local em 2013.

O rio recebeu a implantação de patamares de 2,80 m ao longo de toda a extensão, constituídos por lajes pré-fabricadas. Além disso, travessias implantadas a cada 60 m de extensão facilitam a circulação de moradores, principalmente de pessoas com mobilidade reduzida, idosos e crianças. Também foi instalado um novo sistema de iluminação em LED e espaços públicos de convivência e lazer com paisagismo foram criados. 

Toda a obra foi realizada sob a coordenação da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Seinfra. A bacia hidrográfica do Rio Paraguari está inserida em Salvador e abrange parte da região do Subúrbio Ferroviário, com área de aproximadamente 4,8 km². O rio Paraguari nasce em Fazenda Coutos, drena bairros como Nova Constituinte e Periperi, que possuem densa ocupação e, por fim, deságua na praia de Periperi.

Iniciada em julho deste ano, a segunda etapa da intervenção, contemplando o trecho que vai da Rua da Glória até o eixo do barramento entre as Ruas Jaqueira e Beira Rio de Cima, segue em andamento. Nesta fase, a prefeitura investe R$7,2 milhões com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A obra do barramento vai regularizar a vazão de águas pluviais para não haver alagamento em toda a extensão do Canal Paraguari. A extensão do trecho entre a Rua da Glória e o eixo do barramento é de 300 metros. Já o barramento, tem uma extensão de 420 metros.

Fonte: BahiaNoticias

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *